Quer trabalhar com Marketing Digital? Neste post, mostramos as 23 habilidades de marketing mais importantes que a pessoa que trabalha na área ou pretende ingressar nessa carreira deve ter para se tornar um profissional de sucesso.
1. Paixão pelo aprendizado
É a partir dela que todas as outras derivam: se você quer ser um bom profissional de marketing, você tem que gostar muito de aprender.
Com a velocidade das mudanças do Marketing Digital, é obrigatório estar sempre fazendo cursos, se atualizando sobre as novas práticas do mercado, acompanhando blogs e lendo livros — sim, livros impressos também são importantes!
O marketing muda rápido, e o profissional que tiver sede de aprender sempre coisas novas certamente terá estratégias melhores e mais afinadas com as mudanças do público.
2. Familiaridade com o digital
O marketing está cada vez mais imerso nas soluções digitais e para pensar em estratégias nesse contexto, é preciso que o profissional de marketing seja familiarizado com as diversas interações e possibilidades que a internet proporciona.
3. Independência e dinamismo
Quem já trabalha com marketing, sabe a loucura que muitas vezes é o dia a dia e como é importante que o profissional saiba resolver, com rapidez, as crises que acontecem.
Algo que ajuda na rapidez em tomar decisões é ser independente, saber se autogerir e tomar decisões sozinho.
4. Paixão por métricas
Se sua frase favorita é “não sei, sou de humanas”, e você quer trabalhar com marketing, eu tenho duas notícias: uma má e uma boa.
A má é que, para ser um bom profissional de marketing, você precisa ser apaixonado por números, acompanhar de perto o desempenho de suas campanhas e saber de cor os resultados para poder defender os investimentos em marketing. A boa é que você pode vencer esse medo.
5. Mente analítica
Junto à fixação pelos números, é obrigatório saber interpretá-los e pensar estrategicamente como melhorá-los. De nada adianta medir tudo o que for possível e não usar os resultados do Analytics em novos insights para melhorar os resultados da empresa.
6. Domínio das principais técnicas de Marketing Digital
Não tem jeito, para trabalhar com Marketing Digital você precisa ser expert em uma das principais práticas ou, pelo menos, ter a habilidade de se virar em várias delas.
Afinal, ser um profissional polivalente pode ser um bom ponto de partida para um cargo de gestão em marketing ou de gerente de projetos, e aí você vai precisar articular diversas estratégias diferentes, pensando no plano de marketing da empresa de forma interligada.
As principais expertises que temos hoje no Marketing Digital são:
- SEO;
- Marketing de Conteúdo e blogging;
- Redes sociais;
- Email Marketing;
- Mídias Pagas;
- Design;
- Web analytics;
- Growth Hacking.
Há, ainda, outras práticas além dessas, e novas surgem todos os dias.
7. Facilidade de trabalhar em equipe
Como você deve ter percebido, o Marketing Digital é cheio de desafios e expertises e o profissional de marketing precisa saber trabalhar em equipe.
Uma estratégia de marketing bem-feita precisa ser integrada com o time de vendas e, para isso, o profissional deve se comunicar muito bem e colaborar para um ambiente de troca e cooperação.
8. Curiosidade
Você é aquela pessoa que não sossega enquanto não acha a resposta para as suas dúvidas? Que levanta à noite para pesquisar no Google uma dúvida maluca que apareceu na cabeça? Que sempre pergunta “por quê?”? Que está sempre ligado no que está acontecendo e quer participar de tudo?
Se sua resposta foi sim para a maioria das perguntas, parabéns! Há chances de você ser um bom profissional de marketing.
9. Empatia
O marketing, para ser efetivo, tem que ser cada vez mais personalizado e, para isso, quem pensa em ações de marketing precisa diariamente se colocar no lugar de quem vai ser impactado por elas.
Se você for trabalhar com marketing, pode ter certeza que vai passar a maior parte do dia fazendo a seguinte pergunta: “O que será que minha persona quer?”
10. Criatividade
Essa é uma das habilidades que a maioria das pessoas associa a um profissional de marketing.
Por trás de toda campanha bem-feita, de todo conteúdo viralizado ou ação de resultado, tem alguma sacada muito boa e uma ideia que faz a gente dizer para si mesmo: “Por que eu não pensei nisso antes?”, não é mesmo?
Mas não se assuste: criatividade não é um dom divino, concedido apenas a poucos iluminados. Criatividade é um exercício.
11. Organização
Para dar conta de fazer tanto e coordenar tanta coisa, é preciso ser organizado.
Não há profissional de marketing bem-sucedido que seja relapso ou desorganizado com seu tempo, seu espaço e com seu trabalho.
Desde o planejamento e criação do calendário editorial até as diversas tarefas necessárias para colocar no ar um plano de marketing, tudo precisa ser bem pensado e estruturado.
12. Iniciativa
Algo que sempre se pergunta nas entrevistas de emprego aqui da Rock é: “O que você já fez?”. O Peçanha até comenta sobre isso num podcast. E a única resposta errada que existe para essa pergunta é: “nada”.
Mesmo que você ainda não tenha conseguido uma oportunidade para trabalhar na área, conta muito se você tocou algum projeto por iniciativa própria, como um blog ou canal do YouTube — ou se fez algo corajoso — como largar tudo e morar com monges para aprender meditação.
13. Conhecimento de Marketing de Conteúdo
Basicamente, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia em que oferecemos conteúdo de valor relacionado aos problemas que a persona tem e que ela busca como solução. O objetivo é fazer com que ela perceba que a sua empresa pode ajudá-la nesse momento.
O profissional de marketing precisa produzir materiais ricos e relevantes, capazes de envolver a audiência. Para isso, ele deve criar uma estratégia com conteúdos diferenciados de acordo com o estágio em que a persona se encontra no funil de vendas.
14. Foco centrado no cliente
Para desenvolver uma campanha de sucesso, é importante conhecer o cliente. Isso significa pesquisar e estudar quais as suas necessidades e as suas dores. Cada negócio tem o seu público-alvo definido e o profissional de marketing precisa se atentar a isso.
Por isso, não adianta querer aplicar a mesma receita para todos os clientes.
15. Visão estratégica
Ter uma visão estratégica significa definir um objetivo sobre algo — como o lançamento de um produto ou o aumento nas vendas — e fazer um planejamento para atingi-lo em um determinado tempo. Essa habilidade é essencial para desenvolver um Plano de Marketing de sucesso.
16. Automotivação
Em todas as profissões, encontramos pressões por entregas e resultados, além de vários desafios pela frente, o que pode causar ansiedade e até insegurança. Quem trabalha com marketing também passa por essas situações. Nesses momentos é importante respirar fundo e ter confiança na sua capacidade.
17. Boa comunicação
Ter boa comunicação é uma habilidade essencial para os profissionais de marketing. Entretanto, isso não significa “falar pelos cotovelos”, pois nem sempre as pessoas têm tempo disponível. Por isso, a comunicação deve ser clara, objetiva e com empatia. Isso significa se colocar no lugar da pessoa para entender o que ela precisa e trazer informações relevantes para ela.
18. Flexibilidade
Outra habilidade importante aos profissionais de Marketing Digital é a capacidade de adaptação. Isso vale tanto para as atividades do dia a dia, que podem ser bem variadas, quanto para o trato com o cliente, já que devemos estar sempre atentos às suas necessidades, o que muitas vezes significa realizar mudanças e adaptações na estratégia.
19. Inteligência emocional
Nem sempre as coisas acontecem da forma que planejamos. Podemos, por exemplo, receber feedbacks negativos ou não atingir o resultado conforme o esperado. Em situações que causam estresse, é preciso cuidado para não “perder a cabeça” e falar coisas sobre as quais podemos nos arrepender depois.
20. Visão holística
Para quem trabalha com Marketing Digital, esse conceito significa perceber o quanto as outras áreas da empresa interferem nas ações de marketing e como o cenário atual do mercado pode afetar a estratégia desenvolvida para um cliente.
21. Liderança
Para ter um perfil de liderança não é preciso ocupar um cargo de chefia. Na prática, uma pessoa com essa habilidade, mesmo que não seja chefe, consegue ter o carisma necessário para ter uma boa convivência no ambiente de trabalho e realizar boas entregas.
22. Estar a par do que acontece no mercado
Quem trabalha com Marketing Digital deve ficar de olho no mercado. Dessa forma, poderá adequar as estratégias de acordo com as novas tendências ou se antecipar a elas.
23. Interpretação de dados
É importante fazer o acompanhamento de métricas. Também é preciso realizar a análise e interpretação de dados para avaliar e planejar estratégias de sucesso.
Existem inúmeras ferramentas no mercado que o profissional de marketing pode utilizar para fazer a interpretação dos dados e extrair informações relevantes para a obter um melhor desempenho.
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