Compreender a diferença entre consultas de pesquisa e palavras-chave é a chave para criar estratégias de pesquisa que funcionem. 


Os profissionais de marketing usam os termos consulta de pesquisa e palavra-chave de forma sinônima... ou seja a mesma coisa... , sem má intenção, mas como os dois termos diferem precisa ser esclarecido.


Porque não saber a diferença entre uma consulta e uma palavra-chave pode levar a estratégias de marketing de pesquisa de baixo desempenho.


Trouxe aqui os principais aspectos das consultas de pesquisa e palavras-chave, começando com a definição.


O que são consultas de pesquisa?

As consultas de pesquisa são o que as pessoas pesquisam.

Quando você pergunta algo à Siri (uma consulta) ou digita coisas (uma consulta) no Google e clica em “pesquisar” – isso é conhecido como consulta de pesquisa.

O termo consulta de pesquisa refere-se apenas ao texto literal usado para iniciar uma pesquisa.

As informações que um usuário está procurando recuperar são conhecidas como intenção de pesquisa.


O que são palavras-chave?

As palavras-chave, por outro lado, são a base das campanhas de pesquisa.

São as palavras ou frases nas quais você constrói uma campanha de pesquisa paga ou de marketing orgânico.

Palavras-chave são o termo ou as frases exatas que você deseja que seu site apareça no Google.


A diferença

A diferença entre palavras-chave e consultas de pesquisa tem a ver com se você está falando ou não sobre a ação de um usuário ou a ação de um profissional de marketing.


Os usuários não sabem sobre palavras-chave e não se importam com palavras-chave. Eles só querem uma resposta para sua pergunta.


Profissionais de marketing? Bem, você e eu nos preocupamos muito com as consultas de pesquisa.


Entender o que nosso público está digitando no Google e como isso se relaciona com o conteúdo e os anúncios é essencial para criar campanhas de marketing que geram resultados.


É aqui que entra a compreensão da intenção do usuário.


Os usuários pesquisam o mesmo conteúdo de várias maneiras diferentes.


A ordem exata das palavras pode ser diferente ou o usuário pode adicionar um modificador à consulta, mas, no geral, o Google entenderá que o significado pretendido da palavra-chave é o mesmo.


Abaixo está um diagrama que ajuda a exibir a diferença entre palavras-chave e consultas de pesquisa.

Este exemplo mostra quantas consultas de pesquisa diferentes podem levar os usuários à mesma palavra-chave raiz.

Agora, você pode continuar usando consultas de pesquisa e palavras-chave de forma intercambiável. Mas esteja ciente de que a diferença entre as consultas de pesquisa e as palavras-chave tem o poder de mudar a maneira como você pensa sobre a estratégia de marketing.