O objetivo é, por meio do projeto, potencializar a criação de novos negócios, estruturando um eixo de empreendedorismo digital. Esses objetivos estão alinhados com os recentes movimentos do mercado, levando em consideração as diversas empresas de grande porte, que estão migrando serviços e negócios para o mundo digital de forma marcante, a ponto de terem fechado uma fatia de lojas físicas para iniciar novos aplicativos de atendimento.


Com a proposta de inclusão tecnológica digital não apenas no campo de uso das tecnologias, mas também no desenvolvimento das potencialidades na geração de novos negócios, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) inaugurou, segunda-feira (30/10), em parceria com a Samsung, por meio dos incentivos da Lei de Informática, nº 8.387/1991, o edifício de laboratórios do projeto Ocara - Polo de Empreendedorismo Digital da Amazônia localizado no Centro de Estudos Superiores de Parintins (Cesp/UEA), no município de mesmo nome.

Com espaço de 1.514 metros quadrados, divididos em 7 laboratórios, o Ocara conta com capacitações dos seguintes módulos no eixo de Empreendedorismo Digital: Transformação Digital; Introdução aos Conceitos da Indústria 4.0; Design Digital; Fundamentos do Design Industrial; Cultura e Capacitação Empreendedora; Estruturação de Novos Negócios. A meta é formar em torno de 1.500 alunos em quatro anos.

O ambiente foi pensado para a aplicação de metodologias imersivas e inovadoras no ensino aprendizado, contendo espaços para dinâmicas, ideação, concepção, prototipagem, ateliê de design, numa estrutura de ponta preparada para esta finalidade.

Vale destacar que o projeto Ocara também possui um curso de graduação em Design Digital, sendo este de caráter inovador, diferente do curso de Design Gráfico que é voltado ao mercado das impressões. O curso de Design Digital é completamente voltado à criação de produtos digitais como, por exemplo, as capas de CDs digitais para plataforma de streaming, identidade visual para web sites, ícones para aplicativos, jogos ou computador, personagens para jogos e demais produtos. Eles até podem vir a ser impresso mas, hoje em dia, já são consumidos completamente no meio digital. Também possuem formato e qualidade diferenciados, sem enfoque na parte gráfica ou tipografia de impressão