Você já teve a sensação de que seu telefone celular está te ouvindo e coletando dados para apresentar anúncios mais personalizados? 📱 👂🏻 🫨 Ugh. Mas a verdade é que as empresas de tecnologia e anunciantes não precisam "ouvir" você, pois já possuem uma quantidade massiva de dados pessoais sobre cada um de nós.

Recentemente, a Consumer Reports publicou um estudo único e revelador que lança luz sobre essa questão intrigante. Utilizando um painel de 709 voluntários que compartilharam arquivos de seus dados do Facebook, a Consumer Reports descobriu que um total impressionante de 186.892 empresas enviou dados sobre eles para a rede social.

Em média, cada participante do estudo teve seus dados enviados para o Facebook por 2.230 empresas. Alguns participantes viram seus dados sendo compartilhados por mais de 7.000 empresas. 😮 Os voluntários baixaram um arquivo contendo informações dos três anos anteriores, a partir das configurações do Facebook, e forneceram-no aos Relatórios do Consumidor.

A magnitude desses números pode parecer surpreendente, mas, na verdade, não deveria ser. 🤷🏼 ♀ Essa prática de rastreamento, conhecida como rastreamento servidor-para-servidor, geralmente está oculta. Nesse processo, os dados pessoais são transferidos dos servidores de uma empresa para os servidores da Meta, de forma diferente dos pixels de rastreamento da Meta, que são colocados em sites e são visíveis para os navegadores dos usuários.

E agora, a pergunta que fica: o que você pensa sobre essa prática? Sente-se confortável com a quantidade excessiva de dados recolhidos e compartilhados sobre você e seus entes queridos? 🔐 Compartilhe sua opinião nos comentários!