Apesar de não ter sido marcado por nenhuma pandemia ou crise de saúde, 2023 viu um número recorde de pesquisas sobre vagas home-office. É o que apontam os resultados do Google Trends de 2023.

O número de pesquisas cresceu cerca de 50% em relação a 2022 e "vaga home office" foi o termo mais buscado na categoria "vagas". Os maiores picos foram registrados nos meses de fevereiro, março e setembro.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais puxam a fila e são os estados onde há a maior procura por vagas de home office no Brasil. O relatório ainda apontou que os "mesa home office" e "cadeira home office" foram os itens mais procurados nas sessões de mobília.

🤔A voz do povo não é a voz do mercado: vagas home office estão diminuindo em 2024


Segundo dados do LinkedIn Economic Graph, em fevereiro do último ano, 25% das oportunidades de emprego divulgadas na plataforma mencionaram a opção de trabalho remoto. Em comparação a esse mesmo período em 2022, as vagas remotas representavam 38,99% do total.

De acordo com a CBRE, empresa especializada em serviços imobiliários comerciais, 90% dos prédios de escritórios tinham um fluxo de pessoas acima de 50% em 2023.  


Para título de comparação, em 2022, esse número era de 69%

O vice-presidente da CBRE, Adriano Sartori, afirmou que “a maioria dos CEOs com quem conversamos prefere o expediente presencial full”.  

Essa opinião também é compartilhada pelo sócio-diretor da consultoria Binswanger, Marcio Kawashima: “Ao longo do segundo semestre de 2023, a demanda por escritórios aumentou bastante porque os funcionários estão passando menos dias em casa”. 

Ele completou afirmando que “são muitos os casos de empresas que avaliam ter perdido capacidade de interação com o Home office e isso tem representado menos produtividade e inovação”. 

Itaú Unibanco começa a chamar seus funcionários de volta 

O maior banco da América Latina anunciou, em 2023, um aumento nos dias mínimos em que os colaboradores precisam estar no escritório. Serão 8 dias a partir de fevereiro. 

A mudança fortalecerá nossa cultura, integração de novos colaboradores e colaboração entre os times e áreas parceiras”, afirmou Tatyana Montenegro, diretora de Recursos Humanos do Itaú Unibanco. 

O Itaú é mais uma das empresas que tem convocado pela volta dos seus funcionários. Mais cedo, em 2023, Google, Apple, Amazon e Twitter (ou X) começaram a estabelecer novas regras para o home office.