Instituto divulgou pesquisa  (20.mar), que leva em conta novidades em relação a produtos e modelos de negócio.

O índice de inovação das empresas brasileiras foi de 68,1% em 2022, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na 4ª feira (20.mar.2024). O instituto considerou 9.584 empresas brasileiras com 100 ou mais empregados do setor extrativo e de transformação.  Na comparação com o ano anterior, houve queda de 2,4 pontos percentuais (70,5%). Os dados são da Pintec Semestral 2022 (Pesquisa de Inovação Semestral).

O levantamento considera a introdução de “produtos novos ou substancialmente aprimorados” e/ou a implementação de “processo de negócios” inovadores ou “aprimorados para uma ou mais funções de negócios da empresa”. No período de avaliação, 33% das empresas inovaram tanto em produto quanto em processo de negócios, percentual menor do que o observado em 2021 (37,8%). Porém, o IBGE diz que, ao se observar os dados separados de processo e de produto, o percentual em 2022 aumentou em relação a 2021.

Os setores mais inovadores em produto e/ou processo de negócios em 2022 foram de fabricação de máquinas e equipamentos (89,3%), fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (87,5%), fabricação de produtos químicos (87,4%) e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (86,6%). Por outro lado, os únicos setores onde menos da metade das empresas foram inovadoras em produto e/ou processo de negócios foram metalurgia (49,9%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (42,9%) e manutenção, reparação e instalação de máquinas.