Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o país conta hoje com mais de 12 mil startups, o que o coloca como líder nesse segmento em toda a América Latina. Mas, antes de entender qual é o perfil dessas empresas, é importante apresentar sua definição e como se diferenciam de outros negócios. 

A origem do termo vem do inglês, em que “start” significa “começar”, e “up”, em tradução literal, é “para cima”. Ou seja, conjuntamente, as palavras constroem o sentido de “começar em ascensão”, o que já define a natureza desse tipo de negócio. As startups são empresas emergentes que iniciam suas atividades com um crescimento rápido e escalável, tendo o objetivo de oferecer produtos e serviços para resolver problemas do mercado, com destaque para inovação tecnológica.

Ocupando-se do perfil desse tipo de empresa no Brasil, a Abstartups divulgou a pesquisa “Mapeamento do Ecossistema Brasileiro de Startups 2023”, que apresenta dados muito relevantes. A concentração por região do país está da seguinte forma: Sudeste (55,8%), Sul (22,2%), Nordeste (12,3%), Centro-Oeste (5,1%) e Norte (4,7%).

Empresas como Apple, Atari e Intel, desenvolvidas no Vale do Silício (EUA), começaram a construir uma cultura de startups na década de 1970, e, com a expansão da internet, o termo ganhou maior popularidade no final da década de 1990. As startups se diferenciam pela inovação tecnológica. A escalabilidade do negócio objetiva um crescimento exponencial, e elas operam num ambiente de riscos e incertezas. Além disso, a cultura organizacional valoriza nos colaboradores agilidade, adaptabilidade e comprometimento com o projeto, e o foco no cliente reflete a criação de produtos e serviços eficazes.