Evento inédito pretende promover a sustentabilidade dos biomas locais e terá a participação da ACATE em painel sobre ecossistemas.

Nos dias 13 e 14 de junho, Santarém (PA) será palco de um evento inédito: o Sebrae Summit Bio, que acontecerá no Centro de Convenções Sebastião Tapajós. Fruto das iniciativas do Polo Sebrae de Bioeconomia na região, o objetivo do evento é transformar ideias em ações sustentáveis, promovendo a sustentabilidade dos biomas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

O Sebrae Summit Bio norteia um dos pilares da COP 30, que é a sustentabilidade e a necessidade de preservação dos biomas visando um futuro sustentável e uma bioeconomia local aquecida. “Serão dois dias de painéis inspiradores de alto nível e exposição de negócios, tudo dedicado a promover a inovação sustentável em nossos biomas”, observa o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

O Sebrae Summit Bio visa criar um espaço de diálogo e cooperação entre empresas, instituições de pesquisa, universidades, investidores, startups e representantes governamentais. A intenção é fomentar o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias sustentáveis que utilizem a biodiversidade local, além de incentivar a criação de políticas públicas e investimentos privados em projetos de bioeconomia. “Queremos também divulgar casos de sucesso e práticas inovadoras na área, além de estimular a formação de redes de colaboração entre os participantes”, destaca o diretor do evento.

Diego Brites Ramos, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), será um dos participantes do evento. Ele integrará o painel “Articulação e engajamento de atores para o sucesso do ecossistema”, que será apresentado no último dia. Ramos compartilhará a experiência da ACATE em Santa Catarina ao lado de representantes de outros importantes ambientes de inovação, como Green Hub MT (Lucas do Rio Verde, MT), Açaí Valley (Belém, PA) e Amapatec (Macapá, AM).

A programação do Sebrae Summit Bio é voltada para professores, pesquisadores, alunos e empreendedores em geral. Serão nove painéis temáticos focados em promover a sustentabilidade dos biomas através de um diálogo construtivo sobre o ecossistema de inovação. O evento posicionará a bioeconomia como tema central nas discussões da COP30, que ocorrerá em Belém do Pará, em 2025. Além das capacitações, o espaço contará com 16 expositores de negócios de bioeconomia, seis estandes de gastronomia e seis institucionais.

Ao longo de 48 horas de evento, os participantes terão acesso a um vasto conteúdo, oportunidades para se conectar com players estratégicos, networking com especialistas em bioeconomia e um espaço dedicado a startups do setor. Não perca a chance de fazer parte desse encontro transformador!